SYPNET INFORMÁTICA

assistência técnica especializada em unidades de backup

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Dicas para BACKUP

E-mail Imprimir

 

BACKUP é uma cópia exata de um arquivo, programa ou disco, feita com o objetivo de arquivamento ou para deixar a salvo arquivos importantes na eventualidade de que a cópia original seja danificada ou destruída. A perda das informações pode ocorrer basicamente de duas maneiras: por falha do equipamento responsável pelo armazenamento das informações ou por distração ou erro do usuário.

Este transtorno será sem dúvida alguma, bem maior, se a empresa não se precaver.Criar cópias de segurança é uma das técnicas mais eficazes para a recuperação de dados perdidos ou danificados e envolve geralmente custos baixos.Não podemos esquecer que a informação é o ativo mais valioso de qualquer empresa.

A função dos programas de BACKUP é copiar para outro local os dados que o usuário julgar importantes.Infelizmente, poucas empresas levam o BACKUP a sério. Só tomam consciência da necessidade deste mecanismo importantíssimo de segurança, depois de alguma ocorrência grave. Desastres deste tipo podem ocorrer por diversas causas, desde danos físicos na unidade de disco rígido - HD, até roubos, sabotagens e tragédias naturais sem falar em Vírus.

O seu grau de preocupação já aumentou... então fique atento. É desnecessário correr o risco de ser vítima de algum desses acontecimentos. Hoje, já existe uma variedade em equipamentos e programas adequados ao orçamento de grandes, médias e até pequenas empresas e escritórios domésticos. Visando a eficiência e funcionabilidade as alternativas em programas são muitas. Os próprios sistemas operacionais como o WINDOWS, oferecem recursos para gerar BACKUP.

Uma outra alternativa seria a compactação dos dados importantes utilizando programas como WINZIP ou PKZIP.

Dispositivos de Armazenamento

Para se definir o tipo de dispositivo de armazenamento adequado, é necessário levar em consideração os seguintes aspectos :

- volume de dados a serem copiados,

- disponibilidade de tempo e dinheiro a serem investidos,

- metodologia de BACKUP,

- plataforma e configuração do sistema.

Discos flexíveis (disquetes) são indicados para pequenas quantidades de dados, discos rígidos são mais rápidos, mas devem preferencialmente estar instalados em um computador diferente daquele que contém os dados originais.

Em um ambiente de rede surgem necessidades específicas. Há programas de BACKUP orientados a esses ambientes que diferenciam funções de servidor e cliente. Grandes sistemas, que precisam criar cópias on-line, podem utilizar alternativas de hardware, que duplicam qualquer dado gravado.

DICAS PARA BACKUP

1- Elabore uma estratégia para organizar os backups. O acumulo de discos, além de aproveitar mal este dispositivo, dificulta o acesso a informações das quais você possa vir a precisar;

2- Mantenha mais de um conjunto de discos para efetuar as cópias e façam rodízio destes conjuntos;

3- Além de conjuntos de backups recentes,  é bom manter um conjunto completo, sem ser modificado por alguns meses. Você poderá necessitar de um arquivo que não esteja presente em nenhuma das últimas cópias;

4- Identifique os conjuntos de BACKUP;

5- Não tenha todas as suas cópias guardadas em um único lugar Dessa forma, no caso de roubo, incêndio ou inundação, terá condições de colocar a empresa em funcionamento da noite para o dia;

6- Faça o BACKUP, Já !

A maneira como vai ser efetuado o BACKUP é escolha do  usuário, porém, a importância das cópias de segurança deve ser levada em conta, na hora da escolha da ferramenta  apropriada.

O mais importante é que seus dados estejam protegidos, pois é sempre bom lembrar que acidentes podem acontecer e dados importantes são passíveis de perdas irreparáveis.

NOTA : Estas considerações valem também para armazenamento em  fitas ( DAT,DLT,LTO e AIT ). Cada um desses dispositivos possuem vantagens e desvantagens em relação ao volume de dados a serem armazenados.

Suporte Técnico - SYPNET INFORMÁTICA

You are here