SYPNET INFORMÁTICA

assistência técnica especializada em unidades de backup

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Computação Grafica

E-mail Imprimir

Introdução :

É a área da computação destinada à geração de imagens em geral — quer como forma de representação de dados e informação, quer como forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas. Desde a própria informática ao produzir  interfaces gráficas para software, sistemas operacionais  e sites na Internet ,  quanto para produzir animações  e jogos.

Origem e Desenvolvimento :

A computação gráfica surge na própria essência e necessidade humana para visualização de dados. Um dos aspectos mais importante está no desenvolvimento dos dispositvos de interação humana (monitores, mouses, teclados).

Aplicações :

A computação gráfica intervém em diversas e vastas áreas, tais como como:

  • Artes : Para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital, webart.
  • Arquitetura e Design Industrial: desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.
  • Cinema: para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme , e filmes de animação.
  • Engenharia: simulação de todas as espécies de eventos físicos, químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.
  • Geoprocessamento : Para geração de datos relacionados de cidades, regiões e países.
  • Medicina: Para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D)
  • Publicidade: para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos

Geração de imagens em um computador :

Toda a computação gráfica é embasada em pixels  que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões . Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algorítimos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens. Levando em conta que a maioria de criações e edições passam por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware ; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3dmax , software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp  para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode dessa forma tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.

Listagem de softwares :

After Effects é um programa de edição e composição de vídeo da empresa Adobe Systems. Normalmente é utilizado em animações profissinais, em alguns anúncios televisivos, assim como em vídeos e filmes em que se pretenda acrescentar efeitos especiais digitais. Sua interface é bem próxima a do Photoshop.

AutoCAD é um software do tipo CAD , criado e comercializado pela AutoDesk Inc  em 1982. É utilizado para desenho técnico em 2 dimensões e, limitadamente, para modelamento de objetos em 3 dimensões. Utilizado em arquitetura , engenharia mecânica  e em alguns outros ramos da industria.

O AutoCAD é disponibilizado em versões para Windows . Versões recentes (a partir da versão R14, lançada em 1997) suportam a expansão da funcionalidade através da adição de módulos específicos para desenho arquitetônico, de mapas, controle de materiais, etc. Outra característica marcante do AutoCAD é o uso de uma linguagem consolidade de scripts, a linguagem AutoLISP (derivado da linguagem LISP ) ou uma variação do Visual Basic.

3D Studio Max ou 3ds Max (nome actual), é um programa  de modelagem 3D (ou modelação 3D) que permite renderização de imagens  e animação . Sendo usado em produção de filmes de animação, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.

É utilizado por estúdios de criação de jogos , como a Rockstar Games, Eletronica Arts , Ubisoft, Blizzard Entertainment etc. Os jogos Tomb Raider II e Duke  Nukem - A Time to Kill, por exemplo, foram esquematizados e criados no 3D Studio Max. Na criação de efeitos em filmes e TV, é utilizado em estúdios como The Orphanage, Blur Studio, Frantic Films e Digital Dimensions. Foi utilizado para criar grande parte dos efeitos especiais do filme Homens de Preto.

Trabalha diretamente com plug-ins, permitindo, inclusive, criação de novos plug-ins em um módulo interno, chamado script, bastando apenas ter um pequeno de conhecimento em programação. Quase tudo é feito através dos plug-ins, inclusive uma esfera, um cubo, etc.

Blender ou blender3d é um programa para modelagem tridimensional (3D) que está evoluindo e sendo divulgado muito rapidamente hoje em dia. O programa é agora open source, e está é desenvolvido pela Blender Foundation.

O blender 3d pode ser utilizado em qualquer área que seja necessário a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas e animação. Podemos citar arquitetura, design industrial, engenharia, animação, vídeo, entre outros.

O GNU Image Manipulation Program ou GIMP é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vetorial.

O GIMP é muito utilizado para processamento de imagens e fotografias exibidas na Internet. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes indesejadas das imagens e converter arquivos entre diferentes formados de imagem digital

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar, Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite se escrever plugins e scrips que utilizem o vim sem interface com o usuário; é possível, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar correção de cor ou redimensionamento de imagens em lote. Para usos não interativos, entretanto, é recomendável se utilizar outros programas, de poder superior, como o ImageMagick, por exemplo.

O Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos, irmão do sodipodi, tratando-se portanto de um fork. Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de coordenadas dos pontos, de forma transparente ao usuário. Imagens Vetoriais são mais leves e não perdem a qualidade ao ser redimensionadas, em oposição aos desenhos bitmap.

Ele trabalha principalmente com arquivos do formato SVG (Scalar Vectorial Graphics), um tipo padronizado de imagens vetoriais. O SVG é uma subdefinição (DTD) a partir da linguagem XML.O SVG é oficializado pelo W3C,organização definidora de padrões criados por Tim Berners Lee, o pai da moderna Internet.

O aplicativo também exporta/importa nos formatos PNG, TIFF, GIF, JPG, AI...Entre outros.

O Inkscape, tem uma interface simples, por isso é também fácil de ser utilizado. Tem a vantagem de trabalhar com a intuitividade do usuário e exatamente por ter menos recursos, permite que sejam criados efeitos personalizados, enquanto softwares elaborados como o Corel Draw e Illustrator já agregam dezenas de filtros e opções, tendo uma automatização que agrada a uns e desagrada outros.

O grande problema do Inkscape é que ele não agrega os elementos no arquivo final, assim se você quiser colocar uma imagem no seu documento, terá que mantê-la dentro da pasta em que se encontram os seus trabalhos. É uma similaridade ao processo de edição de códigos HTML. Característica herdada do XML, usado no inkscape.

Ele trabalha com edição de nós, transparência, antialiasing, textos, degradés, vetorização, múltiplas camadas e todos os recursos necessários para desenho vetorial.

É um software relativamente novo que conta com um bom time de desenvolvedores, e um desenvolvimento ultra-rápido.Tem o grande potencial de, em breve, concorrer em pé de igualdade com grandes softwares vetoriais do mercado.Como o Corel Draw e o Illustrator.

A partir da versão 0.40 do Inkscape temos conversão de imagens bitmap em vetor (o procedimento é chamado de vetorização).Nesta versão temos também o recurso de colocar textos em seguimentos ¨text on path¨.Muito utilizado no CorelDraw, Illustrator e Freehand.

A versão 0.42, trouxe empolgantes inovações, como um recurso aprimorado de edição de textos, uma prática ferramenta para construção de degradés, e paletas de cores.A possibilidade expandida de trabalhar com clones de objetos e conseguir efeitos semelhantes a caleidoscópios e o total suporte a implementação de scripts em python e perl.

Na versao 0.43, temos a inclusão do menu Effects, com 22 efeitos gráficos, uma melhoria e refinamento nas ferramentas de edição de nós, sensibilidade a pressão para usuários de Tablet na ferramenta desenho caligráfico e a inclusão do recurso de conexão de elementos, muito utilizado em fluxogramas.

O Rhino3d, também reconhecido como (rhinoceros ou rhinoceros3d) é um software comercial que usa-se de superfícies computacionais tipo NURBS para geração de modelos 3d. Foi originalmente desenvolvido pela Robert McNeel & Associates como um plug-in para o autocad. Depois, mais desenvolvido, o projeto se tornou um aplicativo independente. É usualmente utilizado em design, arquitetura .

Retirado de wikipedia

You are here